Seja para suprir uma demanda por conhecimento técnico ou para gerenciar de forma mais efetiva os recursos tecnológicos, as empresas de alta performance já perceberam que contar com um parceiro especializado em TI é uma prática positiva.

Uma das muitas vantagens desse tipo de interação está no serviço que chamamos de consultoria de TI. Em poucas palavras, ele consiste na delegação de um determinado projeto para uma empresa de TI apta a educar uma equipe, propor soluções e apresentar, de forma consistente, razões para se investir em uma determinada tecnologia.

Contar com uma consultoria de TI pode ser um fator decisivo para impulsionar o seu negócio. Mas, para contratar esse serviço, é preciso antes compreender exatamente o que ele faz e quais são os benefícios efetivos que ele pode trazer para a sua empresa.

São essas respostas que forneceremos neste artigo. Ficou interessado? Continue a leitura.

Qual o papel da TI para o sucesso do seu negócio?

Já falamos aqui no blog que a Tecnologia da Informação abrange as práticas, informações e operações providas pelos recursos de tecnologia e computação. E isso é extremamente relevante se pensarmos que a atual economia global exige das empresas cada vez mais inteligência e recursos apropriados para detectar, coletar, analisar e administrar a base de dados do negócio.

O negócio hoje, mais do que em épocas passadas, depende de agilidade na tomada de decisão e, principalmente, na condução de suas iniciativas. Logo, para definir a melhor forma do uso da TI, toda a inteligência necessária para o domínio dessas práticas é essencial para que as empresas consigam uma posição de mais destaque no mercado frente aos concorrentes.

Ou seja, é inevitável que a busca pela inovação seja contínua e eficiente. Só dessa forma é que ela pode trazer efeitos sólidos e positivos para o negócio.

Como uma consultoria de TI pode auxiliar nesse aspecto?

É cada vez mais usual, tanto para as emergências do dia a dia quanto para suprir a carência de recursos especializados e que tenham constante atualização tecnológica, a contratação de empresas especializadas que tomem conta de uma demanda específica ou mesmo que descompliquem a gestão do negócio.

Esse tipo de auxílio de uma consultoria especializada de TI é extremamente importante para a competitividade das empresas, especialmente no atual momento. Todos os movimentos corporativos de redimensionamento da mão de obra formal, motivados principalmente pela instabilidade econômica mundial — fato que tem movimentado bastante o mercado brasileiro —, abrem brecha para que contratações de terceiros ocorram.

Sendo assim, as consultorias servem de musculatura adicional para que as áreas de tecnologia consigam entregar as demandas crescentes solicitadas pelas outras áreas do negócio.

Vantagens decisivas

Um ponto de vista externo, muitas vezes, pode chegar repleto de ideias relevantes para desenvolver pontos específicos do seu negócio, especialmente quando esse olhar vem junto a uma ampla bagagem da área de atuação.

Dessa forma, o consultor de TI pode propor novas ideias, soluções alternativas, tecnologias compatíveis com seus objetivos e boas práticas de mercado. A consultoria pode alavancar o desenvolvimento do negócio corporativo, e não somente da área de Tecnologia da Informação nos clientes.

Uma boa consultoria de TI é capaz de:

  1. reconhecer as necessidades inerentes ao seu negócio por meio de conhecimento especializado;

  2. treinar e capacitar a sua equipe;

  3. buscar soluções que estejam alinhadas com os valores da sua empresa, abordando tanto o segmento de negócio quanto o de TI;

  4. garantir a eficácia e maximizar a produtividade, trazendo e aportando recursos que entregarão o nível de serviço contratado;

  5. proporcionar uma economia nos investimentos em infraestrutura de TI, já que, em diversos casos, a contratação de um consultor especialista, considerando toda a esfera de custos salariais e de desenvolvimento do time, traz um custo menor;

  6. otimizar os processos locais, já que parte da formação dos consultores considera conceitos de governança de TI.

Como escolher o melhor parceiro para a sua empresa?

Primeiramente, é preciso procurar corretamente as consultorias que entregam exatamente o que a sua empresa busca. Se você, como CIO ou gestor de TI, ainda não sabe o que deve considerar em uma solução de TI, busque por consultorias que tenham bons trabalhos feitos em outras empresas de porte semelhante ou superior.

Procure por pares em seu segmento ou gestores de TI de outras empresas e peça recomendação de alguma consultoria, já que é comum que exista uma relação de confiança entre o cliente e o consultor responsável por um atendimento ou entrega passada.

O que a consultoria especializada IT-One pode fazer por sua empresa?

Para começar, a IT-One apresenta para a empresa contratante uma equipe multidisciplinar, com a devida senioridade, que utiliza expertise e experiência de mercado para gerar soluções de serviços e processos e melhorias no ambiente de TI, alinhando-o com a necessidade do negócio, o que resulta em retorno financeiro e operacional.

Os consultores ICS — IT-One Consulting Services — atuam como facilitadores e mentores para novas demandas e necessidades do negócio, acelerando o desenvolvimento de novos projetos de maneira estruturada e proporcionando resultados mais rápidos.

Focando essencialmente os serviços, o ICS pode atuar diretamente como se fosse um funcionário da própria empresa, caso assim seja desejado pela contratante. Ele também pode realizar a gestão de diversos fornecedores de serviços, garantido a qualidade antes, durante e depois de uma aquisição. O trabalho de consultoria passa necessariamente por todas as etapas comuns na esfera de serviços. São elas:

  • levantamento de requisitos e expectativas do negócio;

  • planejamento das ações de acordo com melhores prática de mercado;

  • apresentação dos resultados do planejamento para direcionamento e tomada de decisão totalmente alinhada com as necessidades de TI e do negócio;

  • execução das ações e recomendações com reforço na comunicação junto ao cliente durante toda a etapa de execução;

  • coleta de resultados, evidências e correlação entre os ganhos da contratação e as entregas feitas durante o trabalho.

Agora que você tem em mãos todas as dicas sobre a importância de uma consultoria de TI para o seu negócio e sabe como escolher o melhor parceiro para isso, parta para a ação! Entre em contato com a IT-One e converse com um de nossos consultores!

 

Escreva um comentário

Share This