Que a Tecnologia da Informação é uma área estratégica dentro das empresas não há dúvidas. No entanto, para que ela realmente represente uma vantagem competitiva, precisa responder de maneira ágil e eficiente às demandas de negócio, garantir a segurança das informações e melhorar a produtividade.

Alguns serviços de TI são peças fundamentais na garantia de todas essas necessidades, e entender cada um deles faz parte das atividades de uma boa gestão. Só assim é possível gerir, controlar e garantir os recursos de tecnologia de forma adequada.

Neste post vamos falar um pouco sobre cada um desses serviços essenciais e dar dicas de como tirar o melhor proveito deles contando com uma parceria especializada. Acompanhe!

O que a TI da sua empresa precisa entregar?

Sabemos que a TI abrange todas as atividades, os dados e as operações resultantes dos recursos tecnológicos e de computação da empresa. Em outras palavras, ela precisa disponibilizar para os funcionários uma série de recursos capazes de dinamizar e tornar mais eficientes todos os processos administrativos e operacionais.

As principais atividades da área de TI, então, estão vinculadas ao desenvolvimento e à manutenção de sistemas, ao suporte à infraestrutura e também ao planejamento e à gestão de inovação na empresa.

Nesse sentido, a TI da sua empresa deve ser capaz de mitigar riscos e sugerir práticas que simplifiquem os processos e, consequentemente, gerem lucro para o negócio.

O funcionamento ideal de tudo isso, porém, passa por alguns serviços essenciais — e é sobre eles que falaremos no tópico a seguir.

Quais serviços de TI são necessários para garantir essa entrega?

De fato, a TI de uma empresa agrega funções extremamente importantes para o funcionamento do negócio. Para que todas essas atividades sejam desenvolvidas da melhor forma, os seguintes serviços são imprescindíveis:

Monitoramento

O monitoramento consiste na observação e no controle da infraestrutura de TI, incluindo o data center, em busca de falhas, degradação de performance ou esgotamento dos recursos tecnológicos antes mesmo que eles aconteçam. Trabalha também na segurança da rede corporativa contra invasões.

Esse monitoramento deve abranger tanto a parte física quanto os sistemas presentes nos servidores da empresa. Esse serviço deve garantir a disponibilidade, performance e integridade da infraestrutura de TI.

Empresas especializadas de TI fazem um trabalho de monitoramento capaz de criar insumos — através de dashboards técnicos e gerenciais customizados — para que a equipe de TI seja capaz de prever problemas e diminuir os riscos.

Governança

A governança de TI tem como principal propósito elaborar estratégias que visem dar vantagens competitivas para os recursos tecnológicos. Ou seja, ela deve:

  • arquitetar planos de riscos na TI, explicitando possíveis falhas;
  • assegurar a automatização de processos, que visem a economia de tempo e recursos;
  • garantir que as ferramentas e os recursos de TI estejam sendo utilizados de forma eficaz — minimizando riscos e evitando falhas que comprometam o funcionamento deles;
  • otimizar a gestão de TI de acordo com as peculiaridades de cada negócio;
  • prever problemas que possam prejudicar o funcionamento dos recursos de TI e certificar de que as melhores decisões serão tomadas;
  • garantir transparência e credibilidade nas informações e nos processos.

Vale ressaltar que a governança de TI não é apenas um serviço de suporte às operações do negócio, mas também um componente importante para o planejamento estratégico de grandes empresas.

Health check

Podemos dizer que o ambiente de TI é um ecossistema vivo. Tudo muda a todo momento, principalmente com as constantes atualizações tecnológicas.

Dessa forma, os recursos de TI precisam ser periodicamente checados para que seja assegurado que eles estão operando correta e eficientemente. Aqui, é essencial contar com um serviço especializado para executar esse health check da infraestrutura de TI da sua empresa — que deve ser constante.

Em poucas palavras, esse serviço visa garantir que:

  • a TI da sua empresa esteja operando dentro das práticas do mercado;
  • os recursos estejam sendo utilizados com eficiência;
  • os dispositivos de segurança estejam operando no nível esperado.

Sustentação

A sustentação está relacionada à administração adaptativa, corretiva e evolutiva dos sistemas de TI da sua empresa. No caso, o objetivo é contar com especialistas em determinada área, que sejam capazes de solucionar problemas mais complexos.

O intuito é que sua empresa conte com profissionais preparados para entender rapidamente particularidades dos sistemas utilizados na sua empresa e agir de forma eficiente em momentos de crise.

Consultoria

A consultoria é um serviço direcionado para preencher uma demanda ou necessidade de TI de forma ágil e eficaz. O objetivo é contar com a expertise de profissionais externos para superar adversidades ou sugerir mudanças.

A visão desse consultor pode ajudar a sua empresa a enxergar a TI da sua empresa por perspectivas que antes não eram observadas. Às vezes a solução está em detalhes que podem ser resolvidos rapidamente.

Uma consultoria em TI pode auxiliar:

  • na aquisição correta de recursos;
  • na busca por tecnologias atuais;
  • no aprimoramento da segurança;
  • na movimentação de data center;
  • na tomada de decisões.

A empresa contratada para a consultoria analisará o ambiente computacional do seu negócio e entregará projetos personalizados baseados nas melhores práticas do mercado.

Uma contratação desse tipo pode assegurar para a sua empresa:

  • otimização de tempo e resultados;
  • inovação e melhoria dos processos.

Como garantir o melhor desempenho?

Como já citamos aqui no blog, optar pela metodologia da TI Bimodal é vantajoso em muitos sentidos, principalmente se você contar com a parceria de uma empresa especializada em gestão de infraestrutura de TI.

Trabalhando dessa forma, a empresa contratada pode tomar conta de todos os serviços de TI citados acima, enquanto sua equipe fica focada em transformação digital, desenvolvendo soluções de inovação para o negócio.

Conhecendo os serviços de TI essenciais para o funcionamento da empresa fica mais fácil decidir o que pode funcionar melhor internamente e o que será mais bem gerenciado por um parceiro especializado. Assim, todos os processos trabalham de forma sincronizada e otimizada, com agilidade, eficácia e menos possibilidade de falhas.

Os serviços de TI na sua empresa estão sendo administrados de forma adequada? Entre em contato conosco e saiba como isso pode ser otimizado!

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