A virtualização de servidor e a flexibilização de data center são práticas que trazem diversos benefícios para uma empresa. Elas promovem uma verdadeira otimização do uso dos recursos de TI, algo fundamental para quem busca o melhor desempenho em suas plataformas. Foi nesse contexto que a parceria entre VMware e IT-One ganhou destaque.

O serviço de excelência oferecido pelas empresas gerou uma procura ainda maior pela virtualização. Ainda assim, é natural que surjam algumas dúvidas sobre como isso pode ser feito.

Pensando nisso, mostraremos aqui o que a VMware oferece, como funciona essa parceria e quais são os benefícios para seu negócio. Confira!

O que a VMware faz?

A VMware é uma das pioneiras no mundo da virtualização. Sua atuação no mercado visa acelerar a transformação digital nas empresas, oferecendo soluções tecnológicas e todo o suporte necessário para implementá-las. Quando o assunto é adotar medidas inovadoras para modernizar a infraestrutura de TI, a VMware é especialista.

A sua estratégia é baseada em quatro pilares: a Modernização de Data Center, o Digital Workspace, Network, Transformação da Segurança e Integração de Public Cloud. Trata-se de uma empresa consolidada no mercado — são mais de 5000 clientes em todo o mundo. Seu market share capta em torno de 70% a 80% dos projetos de virtualização.

Além disso, a empresa faz parte de um conselho mundial de tecnologia que estabelece uma verdadeira doutrina na construção de ofertas. Não é à toa que 100% das empresas listadas na Fortune 500 utilizam a VMware como plataforma de virtualização.

Seus serviços vão muito além. A VMware ajuda seus clientes a acelerarem sua transformação digital, modernizando data centers, integrando nuvens públicas e potencializando o espaço digital dessas empresas — tudo isso com alto nível de segurança na TI.

Como funciona essa parceria com a IT-One?

Trata-se de uma relação do mais alto nível de parceria entre as duas empresas, na qual a IT-One, além de realizar a revenda dos produtos, possui um time altamente capacitado e treinado para realizar os serviços de implementação, integração e sustentação de todo o portfólio VMware.

Sempre que uma empresa busca implementar soluções que alteram tanto a infraestrutura de TI quanto os processos em torno dessa tecnologia, é importante contar com profissionais especializados no assunto. É nesse contexto que a IT-One se apresenta como mecanismo de suporte completo, uma consultoria que permite que a virtualização seja feita e o time possa se adaptar ao novo cenário.

Funciona da seguinte forma: a IT-One possui um time altamente especializado, treinado e capacitado para realizar consultorias, implementações e operação das soluções VMware e, com isso, consegue atender sua empresa com eficácia, eficiência e qualidade. Isso faz do produto oferecido muito mais que um simples software, mas uma solução de alto valor agregado aos negócios dos seus clientes.

A IT-One tem acesso à qualificação de alto nível oferecida pela VMware, além de uma parceria direta com o time comercial da gigante tecnológica. O resultado é o oferecimento de um serviço de excelência, no qual os processos estabelecidos são rapidamente absorvidos por sua empresa, levando seu desempenho a um patamar mais alto.

Para entender como isso funciona na prática, falaremos, a seguir, dos principais serviços promovidos por essa parceria. Acompanhe!

A virtualização de servidores e a flexibilização de data center

A virtualização de servidores é uma tecnologia de software que possibilita a execução de vários sistemas operacionais e aplicativos simultaneamente em um mesmo servidor. Essa prática visa extrair um desempenho maior da infraestrutura disponível — ou seja, a agilidade, a flexibilidade e o dimensionamento de TI são aumentados.

O mais interessante é que tudo isso pode ser feito de forma que ainda é gerada uma economia significativa, tanto de dinheiro quanto de recursos. A implantação de cargas de trabalho é mais rápida, algo perceptível no desempenho dos sistemas. Além disso, a própria disponibilidade dos servidores é aumentada e as operações se tornam mais automatizadas. O resultado é uma TI muito mais fácil de gerenciar e mais acessível para a operação.

O VMware Sphere, por exemplo, usa a virtualização para transformar o data center em uma infraestrutura totalmente escalável. É isso que permite às equipes de TI terem uma maior flexibilidade na forma com que os servidores são entregues. Se sua empresa pensa em computação em nuvem, a virtualização é sem dúvidas o primeiro passo.

O motivo é simples. A cloud computing utiliza a eficiência da virtualização em partilhar recursos para criar uma verdadeira estrutura on-demand virtual. Assim, cada parte pode ser alocada dinamicamente, como um serviço independente.

Além de ser a base tecnológica da computação em nuvem, a virtualização ajuda empresas de todos os tamanhos a obterem uma maior flexibilidade no uso de seus recursos — gerando ainda uma redução de custos. Na estrutura tradicional, isso não seria possível.

Computadores x86, por exemplo, são preparados para receberem um único sistema operacional. Isso faz com que a maioria dos servidores sejam, na prática, subutilizados. Afinal, será preciso alocar todo o espaço para um único fim, fazendo com que servidores enormes sejam designados para processos que exigiriam, em condições de otimização, pouco espaço e processamento.

Já no nível mais básico do VMware, é possível executar de forma muito satisfatória várias máquinas virtuais em um único hardware físico. Com isso, vários sistemas virtuais são estabelecidos e utilizam os recursos de um único servidor.

Quais são os principais benefícios?

Sua empresa pode se beneficiar de diversas formas, de acordo com suas necessidades específicas. Além da própria flexibilização dos servidores — que melhora seu desempenho —, uma redução significativa dos gastos operacionais é conquistada. Não será preciso investir em uma infraestrutura gigantesca de servidores, já que a mesma estrutura de hardware dá conta de mais sistemas virtuais.

Isso significa que os data centers se tornam mais produtivos. Da mesma forma, a flexibilização permite upgrades (de hardware ou software) mais fáceis. É complicado modificar um sistema tão robusto quando ele é dependente de servidores físicos não particionados.

Por fim, vale destacar que a segurança da informação só tem a ganhar. Com sistemas virtuais específicos para cada tipo de operação, é possível implementar uma política de segurança mais eficiente em cada processo, definir controles de acesso, implementar softwares de proteção etc.

Isso pode ser comprovado em cases de sucesso como os do SEBRAE e do SENAC de Minas Gerais, nos quais a entrada da VMware proporcionou plenitude da capacidade de processamento e memória para as atividades de rotina. A Caramuru Alimentos e a Líder Aviação também se beneficiaram muito da virtualização dos servidores.

Como você pode ver, a VMware e a IT-One promovem a transformação digital com níveis de excelência a seus clientes. Seja na virtualização de servidor ou na flexibilização de data center, os benefícios são muitos. Faça já uma análise em sua infraestrutura de TI e veja como sua empresa pode se beneficiar desse serviço!

Se quer saber como isso pode ser feito no contexto específico de sua empresa, entre em contato com a IT-One!

Escreva um comentário

Share This